Castramóvel: requerimento para castração de animais
Terça-feira, 7 de Fevereiro de 2023
Como solicitar a castração
Preencher o requerimento para castração abaixo;
Aguardar contato da equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMEA para a assinatura do termo de responsabilidade e agendamento do procedimento;
No ato da assinatura do termo de responsabilidade, na SEMEA, o solicitante deverá apresentar seu documento de identidade, com foto, e comprovante de residência.
Requerimento para Castração de animais
Informações complementares
Cuidados necessários para a castração
Para a realização da castração, o animal deverá estar em jejum alimentar de 12 horas e, de água de, no mínimo, 06 horas.
Os animais devem estar saudáveis e livres de carrapatos e pulgas.
Os cães deverão ser trazidos com guia e coleira.
Gatos deverão ser trazidos em caixa de transporte, visando à segurança dos mesmos, evitando a fuga dos animais.
Informar a possibilidade de o animal estar prenhe.
Informar qualquer alteração na saúde do animal nos dias antes da cirurgia.
O responsável deverá permanecer no local da realização do procedimento, aguardando o animal se recuperar, para levá-lo para casa.
Orientação Anestésica e Cirúrgica
Imediatamente após o retorno da anestesia, o animal pode ficar confuso e não reconhecer seu dono. Portanto, tenha cuidado ao manipulá-lo, para evitar mordidas involuntárias. Evite manipulações desnecessárias, porém nunca o deixe sem supervisão até que seu comportamento torne-se normal.
Durante a recuperação anestésica, ele pode também apresentar andar descoordenado. Deverá ser mantido em local baixo, onde não corra o risco de cair. Um ambiente sem muitos estímulos auditivos e visuais também contribui para um retorno anestésico tranquilo.
Deve-se também mantê-lo aquecido. Sugerimos trazer um cobertor ou manta para que o aquecimento seja mantido no transporte.
Alimentos e água podem ser administrados logo que ele levantar, porém desde que o mesmo os procure. Nunca force água, alimento e/ou medicamento no período pós-operatório imediato, pois ele pode engasgar e se asfixiar.
Cuidados Pós-cirurgicos
Manter o animal aquecido, protegido do frio, vento e chuva.
Impedir que o animal lamba os ferimentos, colocando o “colar abajur” ou roupa cirúrgica (agropecuária).
Fazer curativo utilizando antisséptico (iodo povidine).